“Não podemos banhar-nos duas vezes no mesmo rio porque as águas nunca são as mesmas e nós nunca somos os mesmos”. O existir é um perpétuo mudar, um estar constantemente sendo e não-sendo, um devir perfeito; um constante fluir...

Se gosta seja amigo :) Namasté!

27 de fevereiro de 2011

Saudação ao Sol - Yoga



Surya - Sol

O Sol é a fonte de luz, de calor e da vida em nosso planeta, sem o sol a vida não seria possível , mas o sentido mais exato desta saudação é a invocação da luz como fonte de conhecimento. O sol nos possibilita a capacidade de visão e o conhecimento rápido e direto de toda a manifestação, por essa razão, na tradição Indiana a luz, o fogo e o sol são símbolos de sabedoria e do conhecimento de nossa essência.

Namaskar - Saudação

Prestar reverência ao Sol, representa sintonizar-se com o ciclo da vida e morte, sintonizar-se com o poder maior e Divino que reside no centro do Céu e no centro de nosso Ser, aquele que tudo ilumina e não é iluminado por nada, aquele que não tem início e nem fim, o Deus em cada um. Assim sendo, reverencio a luz que representa o conhecimento, única forma de revelar aquilo que sempre fui mas que na minha ignorância sou incapaz de ver.

Assim antes de iniciar cantamos:
Om Suryam Sundara Lokanatha mamrtam Vedantasaram Sivam.
Jnanam Brahmamayam suresamamalam lokai Kacitta Svayam
Indradityamaradhipan suragurum trailokya cudamanim
Brahma Vishnu Siva svarupahrdayam Vande sadã bhãskaram

Eu saúdo sempre o Sol, o belo e eterno Senhor da terra, que é a essência de Vedanta, o conhecimento.
Brahma, o Senhor dos Deuses, livre de impurezas, Ele mesmo é aquele único que é prezado por todos.
Rei dos Sóis, Rei dos Deuses, Mestre Sol, Jóia central dos três mundos.

Outras orações mais simples:

Om Jyortir Namah

Assim evocamos a luz do nosso sol interior,a fim de que ilumine nossas mentes e que nossas ações sejam corretas e de acordo com a lei do Dharma.

Om Suryaya Namah

Eu saúdo o Sol, fonte de luz e conhecimento.

Obs.: Não tente cantar o mantra sozinho, todo mantra tem uma entoação certa e uma melodia que produz o resultado desejado. Aprenda diretamente de um professor. Poderá fazer a oração em português até que aprenda o mantra em sânscrito que tem mais poder.

O Surya Namaskar é uma sequência dinâmica de 12 asanas que representam as 12 posições do zodíaco (doze posições do relógio). A respiração é sincronizada com os movimentos. Cada posição tem um significado que deve ser compreendido e acrescido à prática. Durante a execução, em cada asana um mantra é recitado. Dependendo do que se pretende desenvolver, pode-se executar com maior ou menor rapidez e o mantra pode ser apenas o Bija Mantra acrescentando o mantra até o mantra completo. O Surya Namaskar energiza todos os chakras, mas especialmente o Manipura Chakra.

Pode ser praticado a qualquer hora do dia, mas especialmente ao nascer do Sol.

A trindade hindu Brahma, Vishnu e Shiva simbolizam três aspectos da vida: criação, manutenção e destruição e estão diretamente relacionados com o movimento diário do Sol. Brahma, o criador, é simbolizado pela madrugada e ao momento em que o sol nasce e começa o ciclo diurno. Vishnu, o que mantem, é simbolizado pela luz do dia e especialmente a luz do meio dia. Shiva, o destruidor, é simbolizado pelo pôr-do-sol. Ainda que o sol se esconda para nós, isso é uma ilusão, pois o sol continua brilhando, ele é sempre brilhante assim como nosso Ser, que é consciência que é sempre existente.

Vejamos a sequência:

Pranamasana - postura da prece

Hasta Utthanasana - postura dos braços elevados

Padahastasana - postura de flexão para frente

Ashwa Sanchalanasana - posição equestre

Parvatasana - postura da montanha

Ashtanga namaskara - saudação (prostração) de oito pontos

Bhujangasana - postura da serpente

Parvatasana - postura da montanha *

Ashwa Sanchalanasana - Postura equestre *

Padahastasana - postura de flexão para frente *

Hasta Uttanasana - postura dos braços elevados *

Pranamasana - postura da prece *

* Posturas repetidas, agora na sequência de retorno a posição nº 1.

Simbolismo segundo o Swami Satyananda Saraswati:

Ao nascer e ao pôr-do-sol as forças de escuridão e luz acalmam e harmonizam-se, Ida e pingala emergem e produzem a força do susumna nadi. Surya namaskar aumenta o fluxo da energia sutil no corpo e desimpede as nadis.

Pranamasana - Sintonia com o Sol, prece, invocação. Chakra Anahata (altura do coração).
Hasta Uttanasana - Trazer para dentro de si a energia do sol que acabou de nascer, pela respiração e por todos os poros da pele. Chakra Vishudda (altura da garganta e nuca).

Padahastasana - Introspecção necessária para levar adiante os deveres diários. Essa introspecção se contrapõe a extroversão excessiva que é característica da nossa vida diária. Aqui olhamos para dentro buscando inspiração e respostas para os problemas diários. Chakra Svadhisthana (altura do coccix).

Ashwa Sanchalanasana - Aqui focamos o Ajna Chakra e buscamos poder e coragem para encararmos de frente os problemas da vida diária. A auto confiança aparece quando olhamos para dentro e fazemos contato com o nosso guia interno, Ajna Chakra, que nos dá a inspiração e intuição. Chakra Ajna (ponto entre os olhos).

Parvatasana - Introspecção e o ceder de si mesmo para o mundo. Chakra Vishudda (garganta e nuca).

Astanga Namaskara - Representa a energia no seu limite mais baixo. O sol está na sua extremidade (meio dia ou meia noite) e o homem está no seu período mais vulnerável pois é o período de inércia, ou tamas, quando a maior parte das pessoas sentem a necessidade de descanso ou sono. Aqui é a entrega completa do homem ante o poder do sol do meio-dia ou da meia-noite. Chakra Manipura (altura do umbigo).

Bhujangasana - Representa o acordar do homem do seu sono, o nascer do conhecimento, o acordar da energia vital rajásica de dentro da inércia de tamas. Quando a serpente, representando a sabedoria, se eleva, o homem inicia a subida para o estado espiritual e sattivico equilibrado. Chakra Svadhisthana (altura do coccix).

Parvatasana - Introspecção e o ceder de si para o mundo. Chakra Vishuddi (altura da garganta e nuca).

Ashwa Sanchalanasana - Desenvolvimento do poder, coragem e auto-confiança que aparece quando olhamos para dentro e fazemos o contato com o nosso guia interno no Ajna Chakra (ponto entre as sobrancelhas).

Padahastasana - Instrospecção e olhar para dentro buscando inspiração e respostas para os problemas da vida diária. Chakra Svadhisthana (coccix).

Hasta Utthanasana - Inspirar o poder e a energia do sol. Chakra Vishudda (garganta e nuca).

Pranamasana - Sentir o sol dentro de si, sentir-se iluminado, conhecedor de si como não diferenciado do criador, e integrado a tudo e a todos. Chakra Anahata (altura do coração).

Informação recolhida em: http://www.yogalotus.com.br e http://www.alternative-healthguide.com/portuguese.php?u=/yoga/sun_salutation.htm

2 comentários:

welze disse...

adorei o post. sempre gostei de mantras e já passei anos a fio com um determinado, que me fazia muito bem. Nada tão profundo como vc. apenas sons que me faziam bem. boa semana

Maria Paula Ribeiro disse...

Olá Amiga,

De vez em quando sou chamada aqui, e hoje parei nesta beleza! ;)))

Fez-me muiiiiiiiiiiiito bem!

Bem-hajas

Beijo grande Amiga