“Não podemos banhar-nos duas vezes no mesmo rio porque as águas nunca são as mesmas e nós nunca somos os mesmos”. O existir é um perpétuo mudar, um estar constantemente sendo e não-sendo, um devir perfeito; um constante fluir...

Se gosta seja amigo :) Namasté!

13 de fevereiro de 2011

12º Festival Intercéltico de Sendim 5 e 6 de Agosto de 2011

É daqui a 7 meses, mas aqui está um festival ao qual quero muito ir...mas não sozinha :) Acho que há mais umas bloguistas que também gostam destas coisas...e se fossemos e aproveitássemos para 2 dias de convívio mais que virtual? ;) Fica a ideia...

12º Festival Intercéltico de Sendim
5 e 6 de Agosto de 2011
www.intercelticosendim.com

Sob o signo das línguas minoritárias O 12º Festival Intercéltico de Sendim realiza-se nos dias 5 e 6 de Agosto de 2011, com produção e organização da responsabilidade do Centro de Música Tradicional Sons da Terra.
Assim como quem obedece ao ciclo anual das estações, doze anos depois continuamos a reincidir com a festa intercéltica em terras de Sendim, recriando um tempo de celebração colectiva das músicas do nosso (des)contentamento.
Renovamos o convívio em tons maiores de partilha intercultural, procurando fazer da festa um tempo de (re)descoberta dos sortilégios, seduções e encantamentos das sonoridades que emergindo das raízes se actualizam e revigoram aqui e agora.


A décima segunda edição do Festival Intercéltico de Sendim decorre sob o signo das línguas minoritárias, o que não acontece, de modo algum, por acaso: decorrendo em pleno coração da Terra de Miranda, casa da língua mirandesa, vão escutar-se em Sendim cantos em asturiano (Corquieu), em basco (Xabi Aburruzaga), em bretão (Gwennyn) e em gaélico (Altan), estando o mirandês nas mãos de gente da terra (Célio Pires e Lenga-Lenga: Gaiteiros de Sendim) e de gente que, vinda de fora, por estas terras foi adoptada há muito tempo (Né Ladeiras). Cinco línguas minoritárias em convívio intercultural com uma outra, maioritária, que nos palcos do Intercéltico estará representada por um grupo proveniente de Coimbra (A Barca dos Castiços).


Expressões actuais de distintas culturas, sem dúvida, mas unidas entre si pela essência identitária das respectivas raízes referenciais que procuram manter revigoradas, comungando de esforços e vontades em contribuírem para a sua valorização, dignificação e divulgação, contribuindo assim para a sua permanência expressiva no mundo dos nossos dias. Músicas e cantos que emergem do passado mas que ganham hoje as energias vitais que as projectam no futuro.


É assim em Sendim: as músicas que aqui ouvimos hoje fazem-nos falta para continuarmos a viver amanhã...

Concertos no Parque das Eiras

5 Agosto 2011


22h30 A BARCA DOS CASTIÇOS portugal
23h30 GWENNYN bretanha
00h30 XABI ABURRUZAGA euskadi

6 Agosto 2011
22h30 NÉ LADEIRAS portugal
23h30 ALTAN irlanda
00h30 CORQUIEU astúrias

Actividades Paralelas

6 Agosto 2011


09h00 - Ruta de ls Celtas: Passeio pelas Arribas do Douro
11h00 - À Descoberta de Sendim com a Língua Mirandesa
15h00 - Homenagem ao gaiteiro José João da Igreja (1911-1975)
16h00 - Sanfonices: Romances Tradicionais (Célio Pires & Amigos)
17h00 - Toca gueiteiro, quiero beilar! Oficina de danças tradicionais mirandesas (Lenga-Lenga: Gaiteiros de Sendim)
18h00 - Gaiteiricos Mirandeses (VII Encontro de Jovens Gaiteiros do Planalto Mirandês)
21h45 - Desfile em Caminho de Prado (Gaiteiricos Mirandeses)


... E o licor celta e outras poções mágicas! ... E o convívio na esplanada do Passareiro! ... E as libações na moagem Meseta! ... E as barbáries da Taberna dos Celtas! ... E a festa entre todos partilhada!...

Contactos: Mário Correia/Sons da Terra
Tlf: 273 739 148 - Tm: 919 000 651 - E-mail:
sonsdaterra@sapo.pt

Nenhum comentário: