“Não podemos banhar-nos duas vezes no mesmo rio porque as águas nunca são as mesmas e nós nunca somos os mesmos”. O existir é um perpétuo mudar, um estar constantemente sendo e não-sendo, um devir perfeito; um constante fluir...

Se gosta seja amigo :) Namasté!

24 de agosto de 2009

Parabéns ERIDANIS! 2 anos :)


No dia 24 de Agosto de 2007, ás 17h21m, nascia o Blog ERIDANIS.
Sol em Virgem e Ascendente Capricórnio...o resto ainda não tive tempo para descortinar :)

O nome deste Blog deriva da Constelação de Eridanus...não era de todo o nome que eu pensava escolher, mas quando "tropecei" nesta constelação soube instintivamente que era este o nome a dar e acreditei que mais cedo ou mais tarde entenderia a razão. Era um nome estranho, mas para mim tinha o som reconfortante dos meus sonhos.
Obrigada a todos os que possibilitam, ajudam, contribuem, partilham, observam, esta minha caminhada!


Este texto veio parar-me ás mãos já este ano...pode ser encontrado no Almanaque Pagão Mandrágora (Zéfiro) e Eridanis confirmou-se ser efectivamente o único nome possível...


Olhando para o espaço celeste entre Leste e Sul, de 21 de Dezembro a 20 de Março, tem-se o mapa de constelações visíveis mais importantes do Inverno: Canis Major, Oríon, Eridanus e as Plêiades.
Eridanus é uma das mais longas constelações do céu. Tão longa que fazia dizer Eratostenos que ele era o único que corria de Sul para Norte, lembrando a lenda gnóstica do baptismo de Jesus quando as águas do Jordão fluíram em direcção oposta de regresso ás origens. Este é por isso o Rio da Memória onde Phaeton, o auriga do Sol, caiu pagando a sua ousadia por uma espécie de auto-sacrifício, mergulhando como o Anjo Shamiaza no fundo da memória de Eridanus para sempre. Os povos antigos viam Eridanus envolver todas as terras do mundo conhecido, numa época em que a clarividência natural ainda estava disponível à humanidade e se sentia cercada pelas forças do Céu e do Éter Infinito trazendo o pneuma da antiga memória. De certa forma, estamos envolvidos por este rio de memória e não o vemos. No Inverno, em contraste a tudo que parece estar a mineralizar e morrer, emerge a Memória da Terra anterior a esta terra, a Antiga Hiperbória. Então ela pode ser de novo resgatada atravessando o Eridanus na companhia de Oríon e seu Cão. Quem faz esta viagem iniciática sai deste mundo obsoleto dos homens e perde-se para sempre no mistério do Além e do Inominável.




Factos cientificos:
A constelação de Eridanus (Rio Eridano) é uma constelação bastante extensa (é a sexta maior constelação). O Rio Eridano "começa" perto da estrela Rigel (constelação de Orion) e termina em alfa-Eri. Faz fronteira com as constelações de Orion , Taurus , Cetus, Fornax , Phoenix , Tucana, Hydrus, Horologium, Caelum e Lepus. Para um observador localizado no Hemisfério Norte Eridanus pode identificar-se a partir de constelações facilmente identificáveis como por exemplo Orion, Lepus e Taurus.

Achernar (alfa-Eri) é, com uma magnitude aparente de 0.5, a estrela mais brilhante da constelação de Eridanus e a oitava estrela mais brilhante do céu nocturno. Esta estrela da sequência principal com 6 a 8 massas solares dista cerca de 144 anos luz do Sol. Tem a particularidade de ser a estrela menos esférica estudada até a data. De facto, Achernar roda tão rápido que o seu diâmetro equatorial é cerca de 50% superior ao seu diâmetro polar.

beta-Eri, também conhecida por Cursa ou Dhalim, é uma estrela gigante situada na extremidade norte da constelação de Eridanus. Esta estrela tem magnitude aparente 2.8e dista cerca de 90 anos luz do Sol. É apontada como um possível membro do hipotético superenxame de Sírius do qual fazem também parte estrelas como Sírius (alfa-CMa), Menkalinan (beta-Aur), Gemma (alfa-CrB), Al Sharasif (beta-Crt) e beta-Ser.

Sadira (epsilon-Eri) é uma estrela da sequência principal e de classe espectral K2. Situa-se a apenas 10.5 anos luz do Sol sendo, portanto, uma das estrelas mais próximas. É muito estudada, não só devido à sua proximidade mas também pelo facto de apresentar algumas semelhanças com o nosso Sol (massa próxima de 0.85 massas Solares, raio aprox. 0.84 raios solares e luminosidade de 0.28 vezes a luminosidade do Sol). Roda sobre si própria a cada 12 dias, ou seja, ao dobro da velocidade de rotação do Sol.

Em 1988 foi detectado em torno desta estrela um disco de poeira a uma distância comparável à da cintura de Kuiper no caso do Sol mas com uma massa cerca de 1000 vezes superior. A cintura de poeiras é interrompida acerca de 35 Unidades Astronómicas (UA) do centro o que pode querer dizer que o sistema formou planetas nessa região. Até a data forma detectados dois potenciais planetas: epsilon-Eri-b (com uma órbita de raio 3.39UA e um período de 2500 dias) e epsilon-Eri-c (com uma órbita de raio 40UA e um período de 280 anos)

Keid (omicron2-Eri ou 40 Eri) é um sistema estelar triplo a cerca de 16 anos luz de distância. A componente primária do sistema, 40 Eri A, é uma estrela da sequência principal com uma tonalidade vermelho-laranja e de classe espectral K1, facilmente visível a olho nu. 40 Eri B é uma anã branca (a primeira a ser descoberta) de magnitude aparente 9 (tipo espectral DA4). 40 Eri C é uma anã vermelha de magnitude aparente 11 e classe espectral M4.5.

NGC 1291 é uma galáxia espiral barrada situada a uma distância de 33 milhões de anos luz. Trata-se de uma galáxia notável pela sua barra interior pouco vulgar bem como pela sua estrutura exterior em forma de anel . Com uma magnitude aparente de 8.5 é o objecto de céu profundo mais brilhante da constelação de Eridanus. No entanto em pequenos telescópios deve apresentar-se apenas como uma pequena mancha.

Visibilidade da Madeira - A constelação de Eridanus chega a estar completamente acima do horizonte do ponto de vista de um observador localizado na Região Autónoma da Madeira. No entanto, a parte mais setentrional da constelação, fica sempre muito próxima da linha do horizonte pelo que na realidade apenas a secção central e meridional da constelação é verdadeiramente acessível para observação astronómica. A estrela beta-Eri sobe acima dos 50º, ao passo que, por exemplo, iota-Eri, sobe apenas até aos 17º e alfa-Eri, situada no limite Sul da constelação, praticamente não passa da linha do horizonte.

13 comentários:

Isa Grou disse...

Olá Siala/Cristina!

Muitos parabéns, viu!

Nossa... realmente o nome do seu blog tinha que ser este mesmo, não? ERIDANIS!
Linda história.

Parabéns, parabéns, parabéns!!!

Beijos.

Maria de Fátima disse...

Olá Siala, parabéns pelo 2º.aniversário do Eridanis.Muito sucesso para o futuro.O bolo está uma delícia.Beijocas.

Cristina Paulo disse...

Isa, é mesmo :) E ainda há quem acredite em coincidências? Obrigada!!
Um beijo de luz

Cristina Paulo disse...

Mª de Fátima, obrigada :) eu adorei este bolo, na busca de fotos encontrei alguns contactos fabulosos e para o ano que vem já sei como vai ser o meu bolo de anos e o da minha filha!
Beijos de luz

Maria Paula Ribeiro disse...

Amiga,

Parabéns!!!!
Tenho honra de me ter cruzado com o teu blogue e contigo! Li com calma, pois estava curiosa no teu nome de blogue!

Não há coincidências não! ;)
Que continues, com o mesmo empenho de sempre.

Um beijo e abraço grande!

Adelaide Figueiredo disse...

Olá Siala,

Muitos parabéns. Os meus votos de que este blog continue a dar-nos mensagens importantes e interessantes,
Achei interessantíssimo este texto.
Beijos

Maria Izabel Viegas disse...

Amada Eridanis. Cristina, que nome lindo!
Parabéns pelo seu 2° aniversário.2 é o número das realizações, que sejam plenas!
E que história maravilhosa!
Amiga, coincidências não existem... será que nos conhecemos lá das estrelas... Lá era mais fácil nos comunicarmos. rsrss
Agora ... os reencontros mágicos de almas saudosas do paraíso perdido. a cumprir novas missões, caminho de volta. Rumo à Luz!.
E por tal amamos tanto Gaia, nossa hospedeira , Mater amorosa que nos acolheu no seu útero sagrado, a nos dar novas oportunidades!
Salve Eridanus, Salve a beleza, a Paz e o Amor que aqui moram!
Hummm...e como somos matéria: gostoso bolo!.
beijos nesta bela alma!

MARCELO DALLA disse...

Belo post de aniversário!!! Eridanis é um nome lindo. Tem um presentinho pra vc lá no meu blog - um selo. Fique à vontade pra repassá-lo (ou não) quando quiser.
bjos

Cristina Paulo disse...

Maria Paula, amiga! Obrigada! Realmente o nome não é nada comum lol mas até eu fiquei surpreendida com o que descobri!
Um beijo enorme!!

Cristina Paulo disse...

Olá Adelaide!Ontem não consegui entrar no seu blog, dava-me sempre erro, a ver se hoje consigo!Tem lá um texto que tenho curiosidade em ler já que o Tarot é um dos meus estudos. Obrigada!!
Beijos de luz

Cristina Paulo disse...

Querida Maria Izabel :) Eu amo Gaia e adoro estar cá embora me magoe muito a forma como tratamos esta nossa linda nave azul! Mas há uma saudade antiga de uma casa que não esta que mora em mim desde que me recordo...sem dúvida que a comunicação lá era bem mais fácil, tal como o Amor puro e incondicional e a Luz, somos todos um :) Somos seres das estrelas.
Um beijo de luz

Cristina Paulo disse...

Marcelo, obrigada!!! Hoje já vou colocar o selo aqui no Blog...a questão que o acompanha é muito interessante e inteligente! Obrigada!!
Um beijo de luz

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!