“Não podemos banhar-nos duas vezes no mesmo rio porque as águas nunca são as mesmas e nós nunca somos os mesmos”. O existir é um perpétuo mudar, um estar constantemente sendo e não-sendo, um devir perfeito; um constante fluir...

Se gosta seja amigo :) Namasté!

22 de julho de 2008

Trânsito de Saturno pela primeira casa por Louise Scoz

Trânsito de Saturno pela primeira casa por Louise Scoz

Para todos aqueles que possuem ascendente em Virgem, Saturno transita pela primeira casa de seus mapas. Retrógrado desde o dia 20 de dezembro do ano passado e até o dia 3 de maio, todos nós estamos experimentando seus efeitos de maneiras diferentes. Durante esse período podemos perceber uma desaceleração no mercado de trabalho e na produção e, dependendo do ponto onde Saturno toca em nosso mapa, fenômenos pessoais diferentes.
Por isso resolvi falar sobre os trânsitos na primeira casa, uma vez que mexem profundamente com nossa consciência de nós mesmos, de nosso lugar no mundo. Falarei apenas do trânsito em si, não dos contatos de Saturno com Saturno natal, que implicam em outras manifestações psíquicas. Brevemente, Saturno entra em contato com nosso Saturno natal dentro de um período de 7 anos, através de quadraturas crescentes (entre os 7/8 anos de idade), oposição (15 anos), quadratura minguante (21/22 anos) e fechando o primeiro grande ciclo com a conjunção, aos 30 anos de idade. É o que chamam temerosamente de "Retorno de Saturno", quando o planeta completa seu primeiro grande ciclo, de outros que virão. Cada mapa pessoal estabelece conexões com Saturno ao longe de seu trânsito e essa análise é muito importante para acompanharmos o desenvolvimento individual.
O trânsito de Saturno pela casa 1 é percebido pelo indivíduo como uma intimação: a sociedade, a família, o trabalho, problemas de saúde, uma necessidade de interiorização aparecem na vida da pessoa, com a finalidade de questioná-la sobre sua atitude em relação a si mesmo e ao mundo. Antes dos 28 anos de vida, esse trânsito normalmente se baseia em tradições familiares e culturais: a pessoa se sente sufocada com as pressões do mundo. Sente uma vontade de se desprender daquilo que os outros esperam dela... mas logo percebe que o verdadeiro "vilão" está dentro dela. É ela que se força a cumprir o papel que acha que os outros esperam dela. Todos esses conceitos culturais fazem parte de sua estrutura psicológica e ela precisa reconhecer isso. Por mais que não nos agrada ter que assumir uma máscara dentro da dinâmica familiar, essa máscara já faz parte de nós.
Saturno, nesse período específico, nos leva a aceitar esse fato da vida. Não nascemos no vácuo, nem fomos gerados pelo ar: precisamos desempenhar uma determinada função dentro da arena social. A vida parece um fardo pesado para as pessoas que sofrem esse trânsito. A vida se torna coisa muito séria, eventos testaram a força moral da pessoa. Muitas pessoas vão para o mercado de trabalho para valer nessa hora, experimentam o que é ter que se sustentar, suas ilusões juvenis são postas a teste. Existe um grande caminho entre a teoria e a prática, e o trânsito de Saturno vai expor essas oposições.
Disciplina vai ser exigida da pessoa, vai ter que fazer o que tem que ser feito. A vida se arrasta pelo dia a dia... muitas vezes a pessoa pode sofrer de depressão ou sentir que precisa de guardar, interiorizar, por isso esse momento se torna um pouco solitário. Mesmo que esteja rodeada por pessoas, se sente só. E esse é o propósito do trânsito: repolarização interior. Para alcançar uma compreensão mais profunda do mundo e de si mesmo, do propósito de sua vida, de seus pais, como eles influenciaram sua jornada e o papel das regras e das normas para tornar o ser humano que é. Por isso esse período é melancólico, repleta de medos e de sentimentos de inferioridade.
Quando o trânsito ocorre mais tarde na vida, acentua a necessidade de auto afirmação, sua individualidade, contrariando ou afirmando as regras e tradições. A pessoa precisa obter reconhecimento e respeito, colher os resultados de uma vida de disciplina... ou não. Os eventos que ocorrem vem para legitimar um caminho de acordo com sua essência interior ou abrir os olhos para um caminho nada coerente. Como a pessoa se relacionou com a família, com o trabalho, com a carreira, com a família bate à porta.
De qualquer maneira, para todos que passam por essa experiência, não saiam dela achando que o mundo é um lugar frio e triste, não. A vida é sábia e o trânsito saturniano ensina lições valiosas de como alcançar o sucesso, o que é necessário para concretizar suas ambições. Se permanecer centrado, objetivo e positivo, mesmo que as coisas pareçam sombrias e cheias de obstáculos, quando sair desse período o cotidiano vai adquirir um sabor diferente, as cores vão parecer mais fortes e você terá uma fortaleza íntima, capaz de ver através das dificuldades e enxergar novos caminhos e oportunidades. O sucesso só vem através do trabalho duro e da disciplina. Por mais que não gostamos de regras, elas não necessárias para o desenvolvimento pessoal. Quando assumimos essa parte dentro de nós, nos ajustamos conscientemente sem qualquer perda de integridade podemos expressar nossa identidade livremente.

***********
Muito interessante para quem tenha ascendente Virgem, que é o meu caso também.

Nenhum comentário: