“Não podemos banhar-nos duas vezes no mesmo rio porque as águas nunca são as mesmas e nós nunca somos os mesmos”. O existir é um perpétuo mudar, um estar constantemente sendo e não-sendo, um devir perfeito; um constante fluir...

Se gosta seja amigo :) Namasté!

13 de agosto de 2008

Onde nascem as estrelas...A Revelação



Na sua 100,000ª órbita ao planeta Terra, o telescópio espacial Hubble perscrutou uma pequena parcela da Nebulosa de Tarantula, perto do conjunto estelar NGC 2074, revelando o seu berçário estelar.
A região é uma verdadeira tempestade de fogo da criação estelar, provocada talvez por um supernova próxima.
A imagem revela cumes e vales dramáticos de poeira, serpenteando e formando colunas e filamentos gasosos que incandescem ferozmente sob a radiação ultravioleta torrencial.
A região está na borda de uma nuvem molecular escura que é uma verdadeira incubadora para o nascimento de estrelas novas.
A radiação de alta energia proveniente dos conjuntos das novas estrelas está a corroer lentamente a nebulosa, e um outro conjunto estelar novo pode estar escondido abaixo do círculo de gás azul brilhante.
Esta região localiza-se na grande nuvem de Magellanic, um satélite de nossa Via Láctea e é um laboratório fascinante para observar a formação estelar desde o nascimento e sua evolução. As galáxias anãs como a grande nuvem de Magellanic são consideradas o estágio primitivo das galáxias maiores.

Image and original text Credit: NASA, ESA, and the Hubble Heritage Team (STScI/AURA)

3 comentários:

dina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
dina disse...

Amiga as coisas que eu aprendo quando venho até aqui ao teu cantinho....Obrigada!

segredo disse...

Realmente aqui aprendesse;) Ainda bem que assim é!
Beijinho*