“Não podemos banhar-nos duas vezes no mesmo rio porque as águas nunca são as mesmas e nós nunca somos os mesmos”. O existir é um perpétuo mudar, um estar constantemente sendo e não-sendo, um devir perfeito; um constante fluir...

Se gosta seja amigo :) Namasté!

13 de novembro de 2007

Mudar o Mundo


...
Ontem sentei-me a olhar para um quadro com várias fotos. Fotos minhas. Fotos dos vários momentos e fases da minha vida,desde bebé até recentemente. Olhei-me com atenção. Olhei não os traços físicos que elas espelham mas sim as lições de cada fase, os martírios, as alegrias, os sonhos, as esperanças, as desilusões, as lágrimas, as loucuras...
Se traçasse o caminho que percorri até aqui...bem...acho que muitos ficariam enjoados e mal dispostos com tanta curva, inversão de marcha, subidas e descidas a pique e rectas que sempre convidaram á velocidade alucinante.
Ri-me, mas também soltei algumas lágrimas...não de pesar nem de arrependimento, entenda-se. Mas é preciso coragem para subitamente encararmos o caminho que fizemos assim, sem falsas constatações ou ilusões. Certo ou errado, não interessa, estes são conceitos que nos são induzidos para nos castrarem. O que é certo e o que é errado? E porquê? Não interessa se certo ou errado. Foi o meu caminho. E foi o caminho que me trouxe até aqui.
Apercebi-me das muitas mudanças que aconteceram em mim e á minha volta. Somos todos diferentes. Eu sou daquelas que nunca receou a mudança, e nunca tive qualquer vergonha de voltar atrás, de mudar de opinião, de alterar o meu esquema de pensamento ou limar a minha consciência ética. Sei que isto é para muitos um sinónimo de fraqueza de espirito, de inconstância, de volubilidade... mas para mim é sinónimo de força. Penso que é necessária mais coragem para mudar do que para se ficar preso a uma série de convenções quantas vezes impostas por outros e que pensamos e acreditamos serem nossas sem o serem. Acredito que é preciso mais coragem para conseguirmos olhar para dentro de nós e ouvirmos o que o nosso coração tem para nos dizer, sem o ruído alheio da razão e da razão dos outros, e tomarmos as nossas decisões...as nossas, não as dos outros.
Quantos sonhos...cheguei á conclusão que mantenho os mesmos sonhos que sempre tive, aqueles que me acompanham desde que tenho consciência de mim. No fundo há um sonho que sempre foi maior que todos os outros...o sonho de mudar o mundo.
"Não podes mudar o Mundo.
Eu sei, mas quero!"
Esse sonho manteve-se sempre na minha vida, como parte do ar que respiro, é a minha essência mais pura.
Este é um sonho muito difícil. Ou foi até agora. Difícil porque é muito duro para uma criança que não se encaixa neste mundo ver a crueldade e frieza que a rodeiam, e acabar por ter que sucumbir a essas doenças para fazer parte do mundo, pois que para os que se declaram diferentes o futuro não é muito risonho. Ou não seria naquela altura, há 30 anos atrás.
O sonho de mudar o mundo pode trazer consequências terríveis quando nos deparamos com os imensos muros e obstáculos e resistências inerentes a tal façanha...cai-se na revolta, no desespero, no desperdício de forças. Esquece-se o sonho, depois de muito lutar sem se sair do mesmo lugar, sucumbe-se á raiva e jura-se (em vão) que nunca mais vamos ser magoados porque não vamos deixar, porque vamos tornar-nos iguais aos que nos rodeiam e nos escamoteiam.
Fechamo-nos em nós, construímos muralhas altas e grossas, cavamos um fosso á volta repleto de crocodilos e outros que tais, e quando saímos para o exterior vestimos armadura e cota de malha metálica apertada, colocamos um elmo fechado através do qual quase que nem vemos nem respiramos, e lá vamos oleando as dobradiças para nos conseguirmos movimentar, tal é o peso da protecção e disfarce que carregamos.
Mas o sonho de mudar o mundo pode ser também a força mais bonita e mais enebriante que nos pode motivar.
Para isso há que descobrir primeiro como o fazer. Como podemos mudar o mundo??
Há um ser muito especial que todos os dias me ensina a fazê-lo. Esse ser escolheu-me a mim como mãe terrena. Logo a mim, que dizia não querer ter filhos. Um dia acordei e disse "vou ter uma filha". Ela estava á escuta, e não perdeu a oportunidade...do momento em que verbalizei que a queria até nascer, decorreram 9 meses...sim foi algo imediato.
É um ser também de outro mundo, claro. Nos seus olhos brilham as estrelas mais luminosas da Galáxia inteira e a sua vontade e perseverança são férreas.
Trata-se de um Ser que espalha Luz e alegria á sua volta. Ela tem a capacidade de transformar todos aqueles que cruzam o olhar com o dela. É incrível, mas é verdade. Pessoas que passam amuadas, fechadas, embrenhadas numa nuvem negra de problemas e depressão...partem com uma luz de esperança no olhos, animadas, com um sorriso nos lábios e na alma, derretidos e rendidos ao riso de uma criança.
Ela lida com as pessoas como se já as conhecesse desde sempre. Ainda me vais contar muita coisa Morgana, deste e doutros mundos.
E assim ela vai ensinando a todos que a rodeiam que sim, é possível mudar o mundo. Porque a Luz vence sempre a escuridão, o riso vence as lágrimas e a alegria é sempre mais forte que a tristeza.
A verdade é que o Amor, a Alegria, o Riso, a Esperança, a Inocência são contagiantes. Basta querermos. É uma questão de atitude. É uma questão de amar sem limites. Um bebé, uma criança, não tem limites ainda. Ainda não lhe impuseram as barreiras castradoras, conceitos como: certo/errado, justo/injusto, bom/mau, espaço/tempo, razão/coração, aceitável/condenável...é apenas o que é, vive apenas este exacto momento porque para ela só existe o agora, e irradia o que sente sem mascaras, sem receios.
Claro que para vivermos nesta sociedade e neste mundo, temos que nos adaptar a ele. Mas adaptar não significa que se percam os sonhos, que se desista de ser aquilo que realmente somos.
E é muito engraçado ver a alteração nas pessoas quando estão já prontas para "disparar" e acabam por soltar um lindo sorriso, ou uma boa gargalhada.
Vale a pena amar e assim mudar este mundo.
"Porque para toda a porta há uma fechadura e para toda a fechadura há uma chave. "

Nenhum comentário: