“Não podemos banhar-nos duas vezes no mesmo rio porque as águas nunca são as mesmas e nós nunca somos os mesmos”. O existir é um perpétuo mudar, um estar constantemente sendo e não-sendo, um devir perfeito; um constante fluir...

Se gosta seja amigo :) Namasté!

27 de fevereiro de 2011

Saudação ao Sol - Yoga



Surya - Sol

O Sol é a fonte de luz, de calor e da vida em nosso planeta, sem o sol a vida não seria possível , mas o sentido mais exato desta saudação é a invocação da luz como fonte de conhecimento. O sol nos possibilita a capacidade de visão e o conhecimento rápido e direto de toda a manifestação, por essa razão, na tradição Indiana a luz, o fogo e o sol são símbolos de sabedoria e do conhecimento de nossa essência.

Namaskar - Saudação

Prestar reverência ao Sol, representa sintonizar-se com o ciclo da vida e morte, sintonizar-se com o poder maior e Divino que reside no centro do Céu e no centro de nosso Ser, aquele que tudo ilumina e não é iluminado por nada, aquele que não tem início e nem fim, o Deus em cada um. Assim sendo, reverencio a luz que representa o conhecimento, única forma de revelar aquilo que sempre fui mas que na minha ignorância sou incapaz de ver.

Assim antes de iniciar cantamos:
Om Suryam Sundara Lokanatha mamrtam Vedantasaram Sivam.
Jnanam Brahmamayam suresamamalam lokai Kacitta Svayam
Indradityamaradhipan suragurum trailokya cudamanim
Brahma Vishnu Siva svarupahrdayam Vande sadã bhãskaram

Eu saúdo sempre o Sol, o belo e eterno Senhor da terra, que é a essência de Vedanta, o conhecimento.
Brahma, o Senhor dos Deuses, livre de impurezas, Ele mesmo é aquele único que é prezado por todos.
Rei dos Sóis, Rei dos Deuses, Mestre Sol, Jóia central dos três mundos.

Outras orações mais simples:

Om Jyortir Namah

Assim evocamos a luz do nosso sol interior,a fim de que ilumine nossas mentes e que nossas ações sejam corretas e de acordo com a lei do Dharma.

Om Suryaya Namah

Eu saúdo o Sol, fonte de luz e conhecimento.

Obs.: Não tente cantar o mantra sozinho, todo mantra tem uma entoação certa e uma melodia que produz o resultado desejado. Aprenda diretamente de um professor. Poderá fazer a oração em português até que aprenda o mantra em sânscrito que tem mais poder.

O Surya Namaskar é uma sequência dinâmica de 12 asanas que representam as 12 posições do zodíaco (doze posições do relógio). A respiração é sincronizada com os movimentos. Cada posição tem um significado que deve ser compreendido e acrescido à prática. Durante a execução, em cada asana um mantra é recitado. Dependendo do que se pretende desenvolver, pode-se executar com maior ou menor rapidez e o mantra pode ser apenas o Bija Mantra acrescentando o mantra até o mantra completo. O Surya Namaskar energiza todos os chakras, mas especialmente o Manipura Chakra.

Pode ser praticado a qualquer hora do dia, mas especialmente ao nascer do Sol.

A trindade hindu Brahma, Vishnu e Shiva simbolizam três aspectos da vida: criação, manutenção e destruição e estão diretamente relacionados com o movimento diário do Sol. Brahma, o criador, é simbolizado pela madrugada e ao momento em que o sol nasce e começa o ciclo diurno. Vishnu, o que mantem, é simbolizado pela luz do dia e especialmente a luz do meio dia. Shiva, o destruidor, é simbolizado pelo pôr-do-sol. Ainda que o sol se esconda para nós, isso é uma ilusão, pois o sol continua brilhando, ele é sempre brilhante assim como nosso Ser, que é consciência que é sempre existente.

Vejamos a sequência:

Pranamasana - postura da prece

Hasta Utthanasana - postura dos braços elevados

Padahastasana - postura de flexão para frente

Ashwa Sanchalanasana - posição equestre

Parvatasana - postura da montanha

Ashtanga namaskara - saudação (prostração) de oito pontos

Bhujangasana - postura da serpente

Parvatasana - postura da montanha *

Ashwa Sanchalanasana - Postura equestre *

Padahastasana - postura de flexão para frente *

Hasta Uttanasana - postura dos braços elevados *

Pranamasana - postura da prece *

* Posturas repetidas, agora na sequência de retorno a posição nº 1.

Simbolismo segundo o Swami Satyananda Saraswati:

Ao nascer e ao pôr-do-sol as forças de escuridão e luz acalmam e harmonizam-se, Ida e pingala emergem e produzem a força do susumna nadi. Surya namaskar aumenta o fluxo da energia sutil no corpo e desimpede as nadis.

Pranamasana - Sintonia com o Sol, prece, invocação. Chakra Anahata (altura do coração).
Hasta Uttanasana - Trazer para dentro de si a energia do sol que acabou de nascer, pela respiração e por todos os poros da pele. Chakra Vishudda (altura da garganta e nuca).

Padahastasana - Introspecção necessária para levar adiante os deveres diários. Essa introspecção se contrapõe a extroversão excessiva que é característica da nossa vida diária. Aqui olhamos para dentro buscando inspiração e respostas para os problemas diários. Chakra Svadhisthana (altura do coccix).

Ashwa Sanchalanasana - Aqui focamos o Ajna Chakra e buscamos poder e coragem para encararmos de frente os problemas da vida diária. A auto confiança aparece quando olhamos para dentro e fazemos contato com o nosso guia interno, Ajna Chakra, que nos dá a inspiração e intuição. Chakra Ajna (ponto entre os olhos).

Parvatasana - Introspecção e o ceder de si mesmo para o mundo. Chakra Vishudda (garganta e nuca).

Astanga Namaskara - Representa a energia no seu limite mais baixo. O sol está na sua extremidade (meio dia ou meia noite) e o homem está no seu período mais vulnerável pois é o período de inércia, ou tamas, quando a maior parte das pessoas sentem a necessidade de descanso ou sono. Aqui é a entrega completa do homem ante o poder do sol do meio-dia ou da meia-noite. Chakra Manipura (altura do umbigo).

Bhujangasana - Representa o acordar do homem do seu sono, o nascer do conhecimento, o acordar da energia vital rajásica de dentro da inércia de tamas. Quando a serpente, representando a sabedoria, se eleva, o homem inicia a subida para o estado espiritual e sattivico equilibrado. Chakra Svadhisthana (altura do coccix).

Parvatasana - Introspecção e o ceder de si para o mundo. Chakra Vishuddi (altura da garganta e nuca).

Ashwa Sanchalanasana - Desenvolvimento do poder, coragem e auto-confiança que aparece quando olhamos para dentro e fazemos o contato com o nosso guia interno no Ajna Chakra (ponto entre as sobrancelhas).

Padahastasana - Instrospecção e olhar para dentro buscando inspiração e respostas para os problemas da vida diária. Chakra Svadhisthana (coccix).

Hasta Utthanasana - Inspirar o poder e a energia do sol. Chakra Vishudda (garganta e nuca).

Pranamasana - Sentir o sol dentro de si, sentir-se iluminado, conhecedor de si como não diferenciado do criador, e integrado a tudo e a todos. Chakra Anahata (altura do coração).

Informação recolhida em: http://www.yogalotus.com.br e http://www.alternative-healthguide.com/portuguese.php?u=/yoga/sun_salutation.htm

16 de fevereiro de 2011

Para a minha mais que irmã...


Há pessoas e pessoas. Há pessoas que cruzam o nosso caminho e passam despercebidas. Outras ficam o tempo necessário para que determinadas aprendizagens sejam feitas,e  depois partem.
Mas tu, TU é eterna na minha vida.
Muito mais que qualquer homem ou mulher. Muito mais que a família que escolhi nesta vida e que eu amo muito. 
Tu cruzaste o meu caminho na altura devida, pelos motivos que o Universo tão bem conhece. E a minha vida nunca mais foi a mesma. Transformou-se. A minha realidade mudou. O meu Mundo transmutou-se.
Sabes bem o quanto estes últimos 4 anos foram importantes para o meu crescimento...sem TI nunca o teria conseguido. Nunca teria chegado aqui, onde estou hoje. Nunca teria a força necessária para continuar. para continuar a acreditar.
Há pessoas assim. Que surgem na nossa vida em alturas cruciais. São a mão que o Universo nos estende. São o colo que o Universo nos oferece. E eu sinto-me abençoada por nos terem permitido este reencontro.
Não te vou dizer que não tenho medo. Não te vou esconder a minha dor. Tenho medo e doi cá dentro agora que estamos a um dia da tua partida...
Pela primeira vez em 4 anos sinto que vou caminhar sózinha...pela primeira vez na minha vida sei que vou provar o sabor da verdadeira solidão...porque não te vou ter á distância de um abraço.
Espero estar á altura de tudo o que me ensinaste e de tudo o que comigo partilhaste. De tudo o que me deste. Espero que possas ver-me e orgulhares-te de mim e espero nunca, nunca, te deixar triste.
Um Oceano não nos vais separar. Nada nos pode separar. Eu sei. Mas permite-me este sentimento tão humano...Mais do que tudo aflige-me não poder abraçar-te caso precises, aflige-me não te poder olhar nos olhos e dizer-te o quanto te adoro e o quanto tu és especial. Aflige-me não te chamar a atenção quando precisares de alguém para tal...
Aflige-me. É essa a palavra. É como se me tirassem o ar, entendes? Tudo o que quero é que sejas muito feliz. E sei que o vais ser. E sei que tudo faz parte de um plano maior. Mas vais-me fazer tanta falta minha amiga, tanta falta...sim, estou a ser egoísta. Mas o que mais me dói é saber o que sentes e não poder fazer nada para te acalmar a alma...
Vai tudo correr bem! Porque tu mereces. Vai tudo correr como tem que ser e eu sei que tu és capaz de tudo aquilo a que te propuseres. 
Mas vais deixar um vazio aqui no meu coração...e esse espaço amiga, esse espaço sempre foi, é e será teu.
As saudades que vou sentir vão ser e já são imensas. 
E a cada passo que der, aqui...vou pensar em ti aí...minha mais que irmã. Estás no meu coração como nunca ninguém esteve!
E nem que tenha de fazer o pino, andar de bicicleta ou meter-me na montanha -russa (tudo coisas que eu nunca consegui fazer lol) para o ano estarei aí a visitar-te! Para te poder abraçar!
Já sei que para os portugueses a palavra amo-te é dita de forma vã milhares de vezes mas usada de forma envergonhada outras tantas. Não tenho qualquer vergonha em dizer que te amo minha amiga, com todo o meu coração!
PS- Obrigada por seres parte da minha vida!As imagens deste post farão sentido  para ti...algo  com que me honraste e  eu só espero estar á altura de tal benção!

14 de fevereiro de 2011

Conectar-se com o seu companheiro animal

Quase sempre o que parece complicado é muito simples...clique na imagem!

13 de fevereiro de 2011

12º Festival Intercéltico de Sendim 5 e 6 de Agosto de 2011

É daqui a 7 meses, mas aqui está um festival ao qual quero muito ir...mas não sozinha :) Acho que há mais umas bloguistas que também gostam destas coisas...e se fossemos e aproveitássemos para 2 dias de convívio mais que virtual? ;) Fica a ideia...

12º Festival Intercéltico de Sendim
5 e 6 de Agosto de 2011
www.intercelticosendim.com

Sob o signo das línguas minoritárias O 12º Festival Intercéltico de Sendim realiza-se nos dias 5 e 6 de Agosto de 2011, com produção e organização da responsabilidade do Centro de Música Tradicional Sons da Terra.
Assim como quem obedece ao ciclo anual das estações, doze anos depois continuamos a reincidir com a festa intercéltica em terras de Sendim, recriando um tempo de celebração colectiva das músicas do nosso (des)contentamento.
Renovamos o convívio em tons maiores de partilha intercultural, procurando fazer da festa um tempo de (re)descoberta dos sortilégios, seduções e encantamentos das sonoridades que emergindo das raízes se actualizam e revigoram aqui e agora.


A décima segunda edição do Festival Intercéltico de Sendim decorre sob o signo das línguas minoritárias, o que não acontece, de modo algum, por acaso: decorrendo em pleno coração da Terra de Miranda, casa da língua mirandesa, vão escutar-se em Sendim cantos em asturiano (Corquieu), em basco (Xabi Aburruzaga), em bretão (Gwennyn) e em gaélico (Altan), estando o mirandês nas mãos de gente da terra (Célio Pires e Lenga-Lenga: Gaiteiros de Sendim) e de gente que, vinda de fora, por estas terras foi adoptada há muito tempo (Né Ladeiras). Cinco línguas minoritárias em convívio intercultural com uma outra, maioritária, que nos palcos do Intercéltico estará representada por um grupo proveniente de Coimbra (A Barca dos Castiços).


Expressões actuais de distintas culturas, sem dúvida, mas unidas entre si pela essência identitária das respectivas raízes referenciais que procuram manter revigoradas, comungando de esforços e vontades em contribuírem para a sua valorização, dignificação e divulgação, contribuindo assim para a sua permanência expressiva no mundo dos nossos dias. Músicas e cantos que emergem do passado mas que ganham hoje as energias vitais que as projectam no futuro.


É assim em Sendim: as músicas que aqui ouvimos hoje fazem-nos falta para continuarmos a viver amanhã...

Concertos no Parque das Eiras

5 Agosto 2011


22h30 A BARCA DOS CASTIÇOS portugal
23h30 GWENNYN bretanha
00h30 XABI ABURRUZAGA euskadi

6 Agosto 2011
22h30 NÉ LADEIRAS portugal
23h30 ALTAN irlanda
00h30 CORQUIEU astúrias

Actividades Paralelas

6 Agosto 2011


09h00 - Ruta de ls Celtas: Passeio pelas Arribas do Douro
11h00 - À Descoberta de Sendim com a Língua Mirandesa
15h00 - Homenagem ao gaiteiro José João da Igreja (1911-1975)
16h00 - Sanfonices: Romances Tradicionais (Célio Pires & Amigos)
17h00 - Toca gueiteiro, quiero beilar! Oficina de danças tradicionais mirandesas (Lenga-Lenga: Gaiteiros de Sendim)
18h00 - Gaiteiricos Mirandeses (VII Encontro de Jovens Gaiteiros do Planalto Mirandês)
21h45 - Desfile em Caminho de Prado (Gaiteiricos Mirandeses)


... E o licor celta e outras poções mágicas! ... E o convívio na esplanada do Passareiro! ... E as libações na moagem Meseta! ... E as barbáries da Taberna dos Celtas! ... E a festa entre todos partilhada!...

Contactos: Mário Correia/Sons da Terra
Tlf: 273 739 148 - Tm: 919 000 651 - E-mail:
sonsdaterra@sapo.pt

11 de fevereiro de 2011

Ser Humano...


Você receberá um corpo físico. Você pode amá-lo ou detestá-lo, mas ele será seu ao longo de toda a sua existência.

Você receberá lições. Você estará matriculado na escola da vida em período integral.

Você terá oportunidades para aprender a cada dia que passa. Você poderá usar estas oportunidades ou deixá-las passar simplesmente. Não há erros, apenas lições.

O crescimento é resultado de um processo de tentativa e erro: uma experimentação.

Os experimentos fracassados são tão parte do processo, tanto quanto os experimentos que funcionam.

Uma lição se repetirá até que tenha sido aprendida. Esta lição será apresentada a você sob várias formas até que você a tenha aprendido.

Quando conseguir isso, poderá então passar para a próxima lição. Aprender lições é um processo interminável. Não há nenhum evento na vida que não contenha uma lição.

Se você está vivo, sempre haverá uma lição para aprender. Lá não é melhor que aqui. Quando o seu lá se transformar em aqui, você apenas estará obtendo outro lá que, mais uma vez, parecerá melhor que aqui.

Os outros são apenas espelhos da sua própria imagem. Você não pode amar ou detestar alguma coisa em outra pessoa, sem que isso reflita alguma coisa que você ama, ou detesta em si mesmo.

É você quem escolhe o que quer fazer da sua vida. Você tem todas as ferramentas e recursos de que precisa. O que faz com eles, é problema seu.

A escolha é sua. As respostas estão dentro de você. As respostas às questões da vida estão dentro de você.

Tudo que você tem a fazer é prestar atenção, ouvir e confiar.

(não conheço a autoria, se alguém souber que me diga para eu poder colocar aqui)



9 de fevereiro de 2011

Hoje...


Hoje...
Vi as primeiras Borboletas do ano. Eram duas e voavam felizes, felizes por estarem vivas, e por serem borboletas.
Recebi a noticia esperada mas temida...Uma amiga mais que irmã vai partir para longe, e já tem a data marcada.
Chorei. Respirei. Sorri. Ela tem que ir e eu tenho que ficar. Mas não há tempo nem distância que nos separe.
Reencontrei uma amiga que não via há muitos anos, e já agendámos um café com vista para o mar. De alguma forma sei que este reencontro faz parte de um plano maior.
Estou a conseguir resolver um problema grave num computador (eu não, mas um colega a quem pedi ajuda) que vai ajudar uma pessoa a ver a vida por outro prisma.
Há uma semana que diariamente encetava uma luta para conseguir que funcionasse, depois de tudo tentado, resta-nos entregar!
Consegui manter-me calma face a um ataque que percebi ter sido motivado pelo medo natural de tudo o que se desconhece. Todas as perspectivas e situações são necessárias neste mundo dual...
Não tenho todas as respostas, nem todas as soluções.
Mas confio que na devida altura elas surgirão, conforme a minha necessidade!
Confio em mim, nas minhas acções aqui e agora.
Sinto-me feliz e muito grata ao Universo que constantemente conspira a meu favor.

...e... o dia só ainda vai a meio!!! Que Bom!

4 de fevereiro de 2011

Simples Assim

Simples Assim...

Maria Izabel Viegas
Terapeuta Holística, psicoterapeuta, astróloga. Simples assim...não. Nada na vida é simples, eu não o sou. Sou um ser extremamente complexo. E o que é ser complexo? Para mim é a definição de alguém que procura compreender o significado de todas as coisas. Entender o não visto. ir além dos limites. Viajante, pés na terra, olhos voltados para o céu. Acreditar que existe algo de maravilhoso, místico na vida. Descobrir a essência da minha vida... e segui-la, é meu ser complexo. Só e Simples Assim.
A Maria Izabel é um Ser de luz muito especial...Minha querida, obrigada por existires e por estares cá e por teres mais uma vez cruzado o teu caminho com o meu...mesmo que em continentes diferentes :) não há espaço nem distância!
Namasté!

A linguagem esquecida

A linguagem esquecida